domingo, 29 de setembro de 2013

Honrar a planilha!

Tive uma semana pra lá de movimentada, 2 viagens, muitos compromissos e 4 treinos para honrar!
Os treinos durante a semana foram de alto nível:
2 dias foram 10 tiros de 1K Ritmo de Prova e 1 dia 12 tiros de 1K Ritmo de Prova! 

No final de semana tinha um longo mas com o cansaço todo remanejei um treino menor da frente e coloquei o longo mais para frente. Mas espera aí. Isso vem tranquilo? Não. Ontem fui dormir bem tarde e mesmo assim a cabeça estava focada no longo, juntei minhas coisas, meus itens, mesmo sabendo que não ia ser fácil...

Hoje levantei e acho que vi o dia mais feio do ano nascer. Calçei meu tênis e resmunguei, senti um cansaço de uma semana muito agitada nas minhas costas. Consegui um passe livre com o coach de fazer a mudança na planilha.

Ufa!!!

Agora sim.

Fui para a Bandeirantes e peguei a maior chuva da minha vida de treinos de corrida. Aquela chuva que te chicoteia e te manda direto para a cama. Mas eu não estava sozinha. Estava acontecendo uma prova hoje por lá de curta distância mas me senti super acompanhada. Vi que por mais que eu estivesse me esforçando para estar ali, esse feito não era só meu,mas sim de muitos. Putz pensei mil vezes, esse povo é muito guerreiro e muito fominha, principalmente porque a hora que eles começaram a chuva estava mais carregada!

A moral da história é essa. Se você está ainda pensando que é um super homem ou uma mulher maravilha por conseguir honrar seus treinos, lembre-se que você é mais uma figura nesse time! Sua cruz não é maior nem mais pesada! E para mim lembrar que sim, tem vários nesse barco comigo, me ajuda muito!




Verdade é que cada um mata seu leão por dia em cada treino.

E vá saber, o que é esse leão para mim e para você!

Pancada de chuva, céu escuro, treino feito.

Ponto final.

Bons treinos!

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Bem vinda Primavera!!!

Ontem foi o dia da Track&Field do BH Shopping pessoal!
E tô cheia de mimimiii...rsrsrrss...
Primeiro que o calor estava absurdo e que aquele percurso não é legal não!
Tinha feito 20K no sábado e foi puro sofrimento aqueles morros sem fim.

Daí acordei hoje e fui para 10x1K para lavar a alma, em ritmo de prova!

Mudou a estação e é hora de redobrar os cuidados com a hidratação e a proteção do sol!

No mais, damos boas vindas a primavera!!! Que está mais com cara de verão que de estação das flores...e para quem bate o desânimo, lembre-se: treinar nessas condições te fortalecerá!!! Quanto mais difícil no treino, melhor!


Bons treinos!


sábado, 21 de setembro de 2013

Livre corredor!

Hoje senti mil emoções diferentes, isso tudo em um treino só - meus 20K malandrinhos!

Primeiro que a vida pessoal anda a mil por hora e não perder nenhum treino da planilha está sendo uma malabarismo e tanto! Hoje me peguei pensando que estava sofrendo tanto para encaixar todos os horários(porque resolvo praticamente tudo da vida pessoal no sábado porque dia de semana tenho zero tempo para isso e domingo não tem nada aberto) que viajei se estava sendo escrava de uma planilha cheia de números!

Foram 1h45min de treino que me fizeram concluir que não.

Que estou ali por livre e espontânea vontade. Que mesmo com o mal humor que acordei às 5h e com tanta coisa na cabeça, aquele treino valeu a pena! E senti o maior alívio do mundo pela escolha que fiz! De ficar na correria, de sentir sono o resto do dia porque sim no final de semana acordo mais cedo que dia de semana e de completar minha semana de treinos!



Fechar o treino quando o dia está apertado, a cabeça está quente e a aflição das coisas pendentes está tinindo posso dizer que tem um sabor especial! Um sabor de que nadei contra a maré e ainda surfei!

E sei que você aí do outro lado me entende, como poucos!

Outra dessas mil emoções foi fazer um treino digamos "sozinha". Claro, tinha muita gente ali (inclusive o namo que é o maior parceiro), mas não no mesmo pace! Eu acho das capacidades mais absurdas de um corredor enfrentar mais de uma hora de treino sozinho. O grupo/dupla fortalece e facilita, alegra seu treino, te faz vencer barreiras que sozinho é bem mais difícil. Mas também estou certa o tanto que isso em algum momento é necessário, principalmente para te preparar para a prova. Então não se acorrente às companhias, às vezes será preciso o vôo livre! Sentir o seu pace, o que você pode dar quando é apenas você versus você! 

Quando estará você e o asfalto, apenas!

Bons treinos!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Troque a lente!

Hoje fiz o terceiro treino da semana...
E estou acompanhando nas redes um monte de gente na contagem regressiva para provas alvos!
Esse final de semana tem a Meia de Punta e Semana que vem a Maratona de Berlim!

Esses dias que antecedem provas desse porte é mágico para um corredor!

Hora de mirabolar a viagem, de fazer todas as contas de paces para chegar no tempo esperado, hora de fazer as últimas compras de todas as bigingangas, hora de vestir igual bôbo a roupa da prova e simular a foto perfeita na frente do espelho.

Mas não esqueça de levar na sua mala a sua história até aqui. Tudo que você alcançou, que é muito mais importante do que tudo que você abriu mão...porque se você chegou até aqui é porque sim a corrida ocupou um espaço gigante na sua vida! Tem gente que louva uma vitória se lamentando de tudo que abriu mão, do que deixou de fazer pela conquista. 

Troque a lente.

Comemore seu louro como quem se dedica ao que realmente lhe importa. Pequeno Príncipe já dizia: foi o tempo que dedicastes a tua rosa que a fez tão importante!



Gaste tempo. Persevere.

Bons treinos!


terça-feira, 17 de setembro de 2013

Dia sem corrida!

Um dia sem corrida é um dia perdido?

Por muito tempo pensei assim...e até hoje as vezes me pego pensando! Faz uma falta danada né? A corrida entra na minha vida bem como um ciclo virtuoso. Me faz bem, é o que me engatilha a ficar bem! Numa ótica bem simplista, vou explicar: dia que acordo e corro me motiva a me alimentar melhor e alimentar melhor no dia também me faz ter um treino melhor.

E no dia que não corre?

No dia que não correr é preciso disciplina dobrada, mas levar a musculação/funcional a sério deu um UP nisso, porque dia OFF na corrida é dia ON na musculação! Verdade é que não chega nem a um milésimo da adrenalina que sinto na corrida, no bem estar do corpo, no prazer do suor, no gosto da dor do esforço e nada nada me acorda e me faz estar tão disposta a encarar um dia pesado de trabalho como ir correr!

Então hoje o que conforta é que o dia que não corro é um dia de preparo, armazenamento e backstage para o treino de amanhã cedo. 


Bons treinos!

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Track!!!

Bem vinda Semana 5 dos treinos!
E começou assim: 1Km LE + 10 x 500m FO + 1Km LE!
Treino pesado mas que passa rápido...

Essa semana tenho prova no domingo, que não estava nos planos, e por isso vou dar uma adaptada na planilha! Vou repartir um treino e por isso correr 5 vezes na semana. Não gosto de mexer em planilha. E prá falar a verdade, gosto mesmo é de seguir a risca! Mas se preciso mexer aqui ou ali vou logo pedir o coach para ajudar...

Estou um tempo sem correr provas e senti necessidade...Se tivesse uma Meia Maratona seria ideal, já que tenho um treino de 20Km. Mas vai ser uma prova de 10Km e vou aproveitar!!! Vai ser um final de semana pesadinho de treino mas vai valer a pena!

A prova é a Track&Field Run Series no BH Shopping! Nunca corri nenhuma prova desse circuito, por falta de identificação mesmo. Corrida e Shopping pra mim são duas coisas bem distantes...mas estarei lá para experimentar, porque sempre ouvi muitos elogios!


O percurso não é do tipo para baixar tempo, embora eu esteja precisando passar por isso nos 10Km. Fiquei ali agarrada na casa dos 50 minutos e ficou uma zica! O percurso é repleto de subidas e dizem que termina tragicamente!!! Mas a parte boa é que a maior parte é no meu percurso básico do final de semana, então o treino de reconhecimento está feito!  :)

Quem vem?

Bons treinos!

domingo, 15 de setembro de 2013

!!!De volta!!!

Uma semana corrida e eu quase morro da falta de escrever aqui.
Vou fazer então meu diário resmuido de como foi a semana...muito trabalho, diminuição no volume de treino, muito trabalho de novo, 2 viagens, muitos momentos ótimos com as amigas e claro, cheio de jaca! 
E olha corredor, não é fácil mesmo pra ninguém equilibrar todos esses itens nessa bandeja....mas com um pouco de jeito(digo, escolha bem suas prioridades) cabe tudo direitinho!


A planilha mandou apenas 3 treinos essa semana: um de ritmo, um de rodagem e manteve o longo! Era a hora escolhida pelo coach para dar uma diminuída e pela minha sorte era a semana de duas viagens muito pesadas! Então, veio a calhar, meu corpo pediu um descanso!

A semana do Fartlek em clicks:






O longo rolou no sábado bem cedinho. Tinha um dia longo pela frente e acordei as 5 da matina para esse treino, mesmo após pegar estrada na sexta a noite! Estava na minha cidade natal, Ipatinga, e por incrível que possa parecer, o tempo estava bom! Quente e úmido, mas o sol demorou um pouco a aparecer...e por isso mais ainda a escolha do horário!

Foram 20K que passaram muito rápido...não vi o treino passar e já estava ali no Km17! Acho que a atmosfera nostálgica, encontrar rostos conhecidos, acenar para um colega e claro, correr com quem te motiva, fez uma grande diferença nesse dia!

Foi um treino louco, não fiz reposição, apenas água! O corpo não pediu, achei que não ia cair bem e fui assim mesmo!


Tem uns dias que estou experimentando bermudinha para correr e estou adorando essa da Adidas! Tem várias opções da marca...ainda estou na adaptação...nem bermuda, nem saia, nem legging! Adoro variar mas o short ainda é minha peça base para a corrida!

Bons treinos!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Believe!

A segunda chegou.
Respira fundo e vamos!
Sem lamentar, porque sim, ganhamos mais uma oportunidade!

Um recomeço é sempre uma chance de encontrar o novo e se divertir com o simples fato de experimentar!

Para quem saltita com os 5K, que tal essa semana correr 6K?

Quem está beirando os 54 min. nos 10K, que tal puxar o pace e bater os 52 min.?

Para quem corre 2 anda 2, que tal corre 3 anda 1?

Quem aí está sonhando com sub 1h50' nos 21K, que tal cravar?


Bons treinos!

domingo, 8 de setembro de 2013

#FartlekTips

Veio a alegria do final de semana e o tão esperado dia do longo!!!!
Foi um treino ótimo e em excelentes companhias!!!18K pra conta ...e como deu pra perceber o volume aumentando! É essa a distância da próxima prova alvo, que é a Pampulha! Um distância que adoro e que me desafia muito a abaixar o tempo!

BH estava bem gelada mas com duas voltas deu para aquecer! Revezamos a volta de 2,5 e de 4,5K, porque assim rola um treino de subida...dá por volta de 1,2K subindo e com uma inclinação considerável! 


Meu plano alimentar inclui após o longo da corrida o Hiline F, que é da família do Yakult. É como um suco bem docinho e um pouco com gosto de remédio adicionado de vitaminas, minerais, fibras e ferro e foi desenvolvido especialmente para as mulheres, pensando na reposição do ferro perdido no período mestrual. Ainda para quem não come carne, uma boa dica de incluir na alimentação!

O vidrinho tem 100ml e custa em torno de R$2,80.



Chama atenção a quantidade de ferro, vitaminas C, E, B6 e A.

Extra Extra

Inaugurou no último sábado em BH a Be+Healthy. Cheia de opções e alternativas bacanas para uma alimentação saudável! Lá é possível encontrar produtos da Monama, Casa Amarela, Mãe Terra e muitas outras coisas...além dos produtos da casa!!! As sócias são duas Camilas, super simpáticas e prontas para receber!



Trouxe o Vermelhíssimo, cookies da Mãe Terra e duas opções de granola da Casa Amarela! São várias opções de suco, sopas, queijos, chocolates, cookies e frutas secas e produtos na linha sem glúten e sem lactose!!! Mais informaçãos pela facebook ou pelo instagram da @bemorehealthy!

A loja-bistrô fica no Rua Alberto Cintra, 405, União.

Bons treinos!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Doeu?

Acho que todo mundo aqui já deve ter sentido alguma dor enquanto corria.
No quadril, no joelho, no pé....e por aí vai!

O joelho não perde a majestade e foi o que me atacou há 2 anos atrás! Estava ainda na fase do aumento de rodagem dos 10K para os 21K e foi o bastante para trazer a tona a síndrome da banda iliotibial, uma dorzinha na lateral do joelho que arrebentou comigo.(O histórico é que operei os joelhos direito e esquerdo quando tinha 16 anos e jogava vôlei!!!)

Foram 3 meses na geladeira do asfalto, mas de muito exercício na fisio. E aos poucos voltei para a esteira e depois voltei para a rua. Lembro que fiquei de fora da primeira Asics Golden Four BH e fiz naquele dia 10K com gosto de 1K. Tava chatiada.



E de lá pra cá foram 2 ciclos de maratona e alguns ciclos de menos volume como 10 Milhas da Garoto, São Silvestre, Meia do Rio  sem lesão. Lembro dos exercícios da fisio como se fosse hoje e o mais importante que aprendi foi me concentrar no que estava fazendo, principalmente na minha passada! E claro dar a importância devida ao treino de musculação!

Mas o que vim dizer hoje é que se você está com alguma dorzinha aí te incomodando não espere amanhã virar uma dorzona ou um voucher para a geladeira. Não tem dias piores que dias sem poder correr.

É bem diferente. "Hoje tô de saco cheio e não vou correr. Ponto final. Vou dormir até mais tarde ou ir jantar com as amigas!" Outra coisa é querer e não poder, porque assim vai ser melhor. Todos que me veêm no Insta dando bom dia voltando do treino pode imaginar a alegria durante e após o treino! É  a única coisa que tira aquele cara amassada de sono sabe? 

Então. Ouça seu corpo. Ele não dá passo em falso. Reclamou? Procure um médico.

Bons treinos!

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Dia de...

Estou passando nesta terça-feira já tarde para dizer uma coisa só:

Vamos derrubar a quarta-feira, vencer o dia de amanhã, ultrapassar obstáculos, driblar a rotina apertada e destruir no treino!

Faça o que tiver que ser feito! Nem mais nem menos!

Se a peteca está caindo, se os treinos desandaram, se na alimentação está vacilando, se pensou em desistir: Hoje vai ser o dia do chega!!!

Dê o xeque mate em você mesmo. É preciso descer do muro e sair da zona de conforto: o que te fortalece é a sua decisão.

Sem mimimi, sem chororô e sem "mas isso e aquilo".

Precisa ser você contra você mesmo.

E é isso.


Bons treinos!

domingo, 1 de setembro de 2013

Em busca de quê?

Fechando mais uma semana de treinos...

Ontem fechei o quarto treino da semana como 15K e estou felizinha já que a distância está voltando a crescer!!!! E o mais importante, mais confiante!!! Fechamos a segunda semana da planilha (de 15) e o gostinho que fica é a certeza dessa proposta que fiz para mim mesma, continuar correndo e em busca de algo melhor amanhã! Por isso amo a hashtag #sigoembusca.

Tempo melhor? Corpo melhor? 

De verdade, não é isso. Tem uma coisa que empurra a gente para se deparar com os desafios e obstáculos e claro, buscar uma forma de contorná-los. Algo típico da sobrevivência mesmo. E acho que a corrida nos coloca nessa lugar. Quando meu joelho doer, vou jogar força na outra perna. Quando minha lateral da barriga doer, vou ter que fazer um exercício de respiração completa umas quatro vezes. Quando eu ver que falta 4:30 para o último quilômetro e estar dentro do tempo previsto, vou ter que me desdobrar e dar tudo, até a última gota. 

Acho que isso é humano, todos possuem. Mas acho também que o mundo se divide entre os times que amam esse confronto de você com você mesmo e os que têm medo disso. A gente aqui escancara, coloca no instagram e grita aos quatro ventos que ama desafio, amo me desafiar!

Medo só se não tivesse coragem. Coragem não pode faltar!!!



Então se for para correr, que seja uma bela corrida, com uma boa companhia, um tempo bonito, num lugar inspirador! Não corro do que me é humano, do que me provoca, do que me faz querer mais.

Bons treinos!